Cabeçalho Nossa Proposta
Hospital São José
Hospital Municipal de Macaé
Clínica de Urulogia Avançada

clique na imagem para ampliar

1 2 3

A Arqhospitalar tenta resgatar a atribuição dada à arquitetura de criar um espaço técnico, funcional e comprometido com a eficácia terapêutica, buscando ajustar o hospital as necessidades de saúde de uma dada região e o espaço urbano no qual se insere. Procuramos abordar aspecto relevante para a elaboração de um projeto hospitalar, tais como: a relação entre as atividades de saúde e os ambientes que compõe o edifício, a interpretação funcional entre os ambientes, a implantação do edifício no espaço urbano, circulações e esperas, materiais de acabamento, comunicação visual, instalações e um estudo profundo sobre a cromoterapia ocupacional.


Apesar de adotado com freqüência em edifícios hospitalares, a verticalização pode dificultar integração mais eficiente entre os setores que deveriam estar estreitamente relacionados, sem levar-nos em conta o maior investimento em equipamentos mecânicos de circulação. A solução horizontal enriquecida por vários pátios ajardinados e grandes espaços verdes ao redor da construção é o partido arquitetônico mais utilizado nos dias atuais. Um amplo terreno possibilita uma ocupação mais extensiva, de modo a favorecer a integração espacial do conjunto e a racionalização dos fluxos de pacientes, visitantes e funcionários.


A circulação principal faz o papel de eixo norteador de um projeto, organizando as dependências na qual abrigamos serviços médicos, administrativos e gerais. A solução horizontal constitui-se de pavilhões individuais para abrigar cada setor específico, agrupado de modo a definir uma volumetria unitária e coesa quando finalizada. Desse modo, o complexo pode ser executado em etapas independentes, otimizando o início de suas atividades. Do ponto de vista da composição plástica, procuramos utilizar sempre cores vibrantes, pois animam os elementos da edificação. Nosso escritório utiliza esse recurso freqüentemente em projetos dessa natureza, para afastar a aparência soturna que caracteriza a maioria dos hospitais atuais.

Atualização por Adão Lima