Entrevista com o arquiteto Victor Aquino

1-Sabemos que seus projetos são voltados, em sua maioria, para rede hospitalar. Por que definiu este praticamente como padrão? Qual o seu melhor projeto neste seguimento?

Victor Aquino: Hoje, 100% dos meus projetos são voltados para a área da saúde, ou seja, seguimos as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Estou completando 24 anos de formado e há 9 anos criei a ARQHOSPITALAR para que pudesse vir a desenvolver uma nova filosofia para a Saúde do Brasil.

Quanto ao melhor projeto fica difícil saber qual é, pois cada um é como se fosse um filho e como pai não posso diferenciá-los.

Cada hospital projetado tem os seus prós e seus contras que sempre procuramos corrigir no próximo empreendimento.

2- Qual projeto que evidenciou sua carreira?

Victor Aquino: O Hospital geral de Guarus em Campos dos Gytacazes foi um marco dentro dos padrões atuais dos hospitais públicos do Brasil.

O ministério da Saúde já o credenciou como hospital de referência em reabilitação e laboratorial para todo o Norte-Fluminense.

O HG abriu um novo horizonte em minha vida profissional pois após a sua realização vieram outros como o Hospital do Coração de Campos (Prontocárdio), o Hospital Municipal de Macaé, Hospital Municipal de São Fidélis, Hospital São José (Campos-RJ), e aqui no Rio a reformulação e ampliação do Hospital da Plástica (Interplástica), a Clinica de Cirurgia Plástica Botafogo, o Instituo Brasileiro de Oftalmologia (IBOL) e a Clinica Fluminense em Niterói.

3- Como a Vitrocolori passou a fazer parte de seu projetos?

Victor Aquino: Sempre procuro utilizar materiais que concluem beleza, repetência e fácil manutenção e a Vitrocolori atende a esses requisitos básicos.

4-O que acha do produto?

Victor Aquino: Hoje a Vitrocolori tem um padrão de qualidade que não fica a dever a qualquer outra pastilha do mercado.

5-Como conseguiu adaptar pastilhas aos seus projetos?

Victor Aquino: Tenho uma linha arquitetônica inspirada em 2 mestres de nossa arquitetura. Procuro aliar as curvas de Niemeyer com a ventilação e iluminação natural de João Figueiras loma (Lele).

A pastilha Vitrocolori me possibilita revestir as curvas arquitetônicas dos meus projetos com uma beleza impar.

6- Na sua opinião, a pastilha é adequada a qualquer ambiente?

Victor Aquino: Não posso dizer que ela se adapta a qualquer ambiente, mas posso garantir que sua utilização tanto do interior como no exterior tem grande aceitação.

7-Tendo finalizado o projeto com pastilhas, como defines a reação do consumidor?

Victor Aquino: Após a conclusão dos hospitais vimos que tanto os funcionários quantos os médicos e visitantes ficam admirados com a beleza plástica das paredes revestidas com cores vibrantes e alegres e pela uniformidade que a pastilha Vitrocolori proporciona.

8-E você? O que tem a dizer sobre pastilhas de vidro, principalmente, após ver projetos concluídos?

Vitor Aquino: A Vitrovolori vem se aperfeiçoando a cada dia. A quantidade de suas pastilhas e a variedade de cores do seu mostruário atende ao mais exigente dos arquitetos.

Fico feliz e gratificado com esta parceria, pois a Vitricolori valoriza o acabamento dos meus hospitais.